domingo, 13 de dezembro de 2009

Mário de Andrade

Esta encenação teve por objetivo exercitar diferentes pontos de vista sobre o projeto de tese "Estratégias epistemo-metodológicas de produção de conhecimento em Artes Cênicas: um estudo de caso da obra Danças Dramáticas do Brasil de Mário de Andrade". Formalizar o material recolhido utilizando a via poética permitiu perceber e deslocar questões sobre o objeto de estudo, bem como vislumbrar modos possíveis de integrar a produção do conhecimento em artes sem distanciar o fazer artístico das proposições teórico-reflexivas. Este trabalho é parte das atividades do Grupo de Pesquisa CONES: Modelagem da Complexidade em Artes, Humanidades e Saúde, CNPq/UFBA.

Read more...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Seminário PIBIC 2009

Slides Semppg
A pesquisa do grupo de pesquisa Cones continua a todo o vapor. Marcamos presença nos seminários Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, que aconteceram nos dias 11,12 e 13 de Novembro. Foram no total quatro apresentações de Bolsistas FAPESB e CNPq. São eles: Eleonora Santos Mota (Mestranda em Artes-cênicas – FAPESB) Isa Sara Pereira Rêgo(Graduanda Licenciatura em Dança - CNPq) e Sidarta da Silva Rodrigues (Graduando em Psicologia – FAPESB), todos sob a orientação da Professora Denise Maria Barreto Coutinho. Contamos com a presença também de Gabriela Cotrim (Graduanda em Psicologia – CNPq) sob a orientação da professora Ilka.

O Plano O Novo espírito Científico e a relação Arte e ciência por mim apresentado, tratou de resumir os principais resultados da pesquisa PIBIC 2008-2009. A apresentação desse blog foi essencial, os fichamentos, transcrições e vídeos-entrevistas também foram citados. A pesquisa continua em andamento, nossas metas serão alcançadas, nesse PIBIC contaremos também com a produção de uma obra artística que estará disponível aqui no Blog.

Aguardem...

Read more...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sobre Edgar Morin



Começamos nossa pesquisa PIBIC 2009-2010 com a Leitura da Obra O método 3: o conhecimento do conhecimento, de Edgar Morin. Melhor do que falar que começamos é apropriar-se do sentido real do nosso PIBIC, continuamos. Continuamos assim os nossos estudos, agora com o auxílio do blog, essa maravilhosa ferramenta que atraí milhões de usuários e formenta nossas idéias pela rede e assim pelo mundo.

Mas afinal quem é Edgar Morin?

Edgar Morin é um grande pronunciador do pensamento. Nascido em 8 de julho de 1921, em paris, filho de Vidal Nahoum e Luna Beressi, judeus morando na França, tem sua origem Judaico-Espanhola. Há quem se diga que existam pessoas com habilidades nas mãos, Edgar Morin, tem habilidades no corpo inteiro, seus pensamentos influênciaram muitos dos comtêmporaneos que vinheram após dele e seus escritos adentram no mundo acadêmico de um modo promissor. Formado em Direiro, História e Geografia, sua principal habilidade é transitar na ciência da vida. Este realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia, testemunhando sua transdisciplinaridade.
Intitula-se “um contrabandista dos saberes” por transitar nas diversas áreas promovendo o diálogo entre as ciências e a busca das relações entre todos os tipos de pensamento. É diretor emérito de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS); fundador do Centro de Estudos Transdisciplinares, Sociologia, Antropologia e História (CETSAH) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris e presidente da Associação pelo Pensamento Complexo (APC). Escreveu mais de meia centena de livros e artigos.

Segue agora, trechos da saudação feita a Edgar Morin pela Dra. Maria da Conceição Xavier de Almeida, na cerimônia da entrega do título de Doutor Honoris Causa, outorgado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em junho de 1999.

“Aqui está um pensador inclassificável, múltiplo, um eterno estudante, um intelectual que o jornal "La libre Belgique" chamou de 'um humanista sem fronteiras'. Um intelectual que politiza o conhecimento, um homem para quem só pode haver ciência com consciência. Um pensador que expõe suas incertezas, acredita na boa utopia, na reforma da universidade e do ensino fundamental, que defende publicamente suas polêmicas posições diante dos conflitos e das guerras, que se rende à democracia do debate para rever suas posições e argumentos, porque se opõe frontalmente à polícia do pensamento.

Um intelectual que lança as bases para uma ética planetária que se inicia a partir da ética individual, uma auto-ética. Um homem que não se esconde nas palavras, mas que se expõe perigosamente por meio delas: "a auto-ética", dirá no livro Meus Demônios, "exige-me que não dissimule a subjetividade nos meus escritos, que não me arvore em proprietário da verdade objetiva, que deixe que o leitor me veja, incluindo as fraquezas e mesquinharias, mesmo correndo o risco de dar aos meus adversários motivos para me ridicularizarem". Um intelectual a quem incomoda o culto a sua personalidade, ainda que, por vezes, não o consiga conter. "Faço um esforço constante", diz, "para não me por num pedestal... porque a estátua exterior, a que se mostra aos outros, vem da estátua interior, daquela que, inconscientemente, se esculpe para si".

Sem uma bússola que indica uma direção pré-definida, esse sábio moderno se torna o caminhante do poeta Machado, recusa a ortodoxia, qualquer que seja ela, empreende ao longo de sua vida uma Odisséia do pensamneto. Como Ulisses, é ferido algumas vezes na sua caminhada. Mas, sua cicatriz, não se encontrando na perna, aloja-se nos porões de sua alma e reabre-se a cada vez que assiste às atrocidades provocadas pela tecno-política do pensamento. Como Ulisses que se transveste de nativo ao chegar ao país dos feáceos, ele sabe transitar pelas diversas searas do conhecimento e, sobretudo, matizar a relação entre amor, poesia e sabedoria.”

(Primeiro livro a ser estudado: MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Trad. Juremir da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2008.)

Read more...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Vídeo-entrevistas, Transcrições e Movimentações PIBIC 2008-2009


Em prol de facilitar a navegação pelo Blog e não carregar a página da web, resolvi criar esse Post que possui os links que darão acesso a todas as movimentações do PIBIC 2008-2009. A cada projeto finalizado esse Post será atualizado.

VIDEO-Entrevista com Olival Freire – Paul Karl Feyerabend (1924-1994) CLIQUE AQUI

VÍDEO-Entrevista com Elyana Barbosa – Gaston Bachelard (1884-1962)- Primeira Parte- CLIQUE AQUI

Vídeo-Entrevista com Elyana Barbosa – Gaston Bachelard (1884-1962)- SEGUNDA Parte- CLIQUE AQUI


Transcrições
Transcrição- Feyrabend.UM SÓ CLIQUE

Transcrição- Bachelard. UM SÓ CLIQUE

Transcrição- Bourdieu. UM SÓ CLIQUE







Visite também, www.scribd.com/isasaras



Vai comentar? ôba! eu gosto.

Read more...

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Entrevista Crisostomo de Souza - Rorty

Alcançando o tempo Record de nossas gravações, foi finalizado o projeto PIBIC 2008-2009. Nosso professor convidado foi o professor Crisostomo de Souza, graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia, doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado em Filosofia Contemporânea (1993-95) na Universidade da Califórnia, Berkeley. Professor Titular de Filosofia da Universidade Federal da Bahia.

Essa foi a ultima etapa, tendo como autor estudado o filósofo americano Richard Rorty. O debate girou em torno do livro Ironia, Contingência e Solidariedade e alcançou vôos altos inclusive a atual linha de pesquisa do professor Crisostomo de Souza. De um modo muito cativante e fixador a gravação ultrapassa todas as nossas fitas de filmagens! O Vídeo e sua transcrição ainda estão sendo trabalhados... em breve seus links aqui no blog!

Acompanhe o trabalho de Crisóstomo em:

Página pessoal
http://www.jcrisostomodesouza.ufba.br/index.html

Read more...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Pra renovar...

Enfim, Rorty! Esse foi nosso ultimo autor que complementou nossos estudos do PIBIC 2008-2009. E pra fechar com chave de ouro, entrevistamos o professor José Crisóstomo de Souza, professor titular da Faculdade de Filosofia da UFBA. E que GRANDE entrevista nos foi concedida! Em breve estarei comentando mais sobre o sucesso dessa etapa da pesquisa, e trazendo o vídeo e sua transcrição para o blog.


Ao Professor:

“Que pessoa maravilhosa! Gostaria de agradecer a dedicação prestada a nós, CONES. Sua simplicidade e sabedoria conquistou a todos. Com certeza ao verem essa entrevista muitas pessoas sentirão o mesmo.”

Read more...

domingo, 10 de maio de 2009

Entrevista – Lígia Vieira




Aconteceu no dia 7 de maio, a terceira etapa do projeto PIBIC 2008-9, a entrevistada foi pesquisadora Lígia Vieira, professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC). Como mencionei no post anterior, depois de entrevistar pesquisadores com conhecimento em Feyerabend e Bachelard (epistemólogos do séc.XX), chegou a fez de coletar informações sobre a obra do filósofo e sociólogo francês Pierre Bourdieu. Esta é a terceira etapa do projeto, uma rede interativa de produção do conhecimento em tempo real, nós entrevistamos um pesquisador em determinada obra/autor com fins a produção de um DVD. As duas etapas anteriores encontram-se aqui no Blog em vídeos, e também no blog http://www.trilhamentos.blogspot.com/ (blog elaborado por Sidarta Rodrigues, integrantes do Grupo CONES), em vídeos e transcrições. Estivemos presente também no UFBA em pauta, como conseguimos visualizar abaixo:

Participaram da Entrevista Denise, Sidarta, Eleonora, Adalene, Adalberto e eu. Agradecemos à disponibilidade e atenção que a professora Lígia dedicou ao nosso grupo neste encontro tão proveitoso.


Read more...

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Escrevendo sobre...



Ufa!

Que bom criar esse blog. Ele ainda não está pronto, mas desde já gostaria de apresentá-lo. Eis aqui um espaço, para divulgação da pesquisa PIBIC 2009-2010, onde nos propomos a continuar investigando Epistemologias não cartesianas, agora com foco para docência e pesquisa em artes.

Essa pesquisa iniciou-se em agosto de 2008, onde estudamos sobre as principais obras de relevantes pensadores do século XX, sendo eles: o filósofo austríaco Paul Feyerabend (Viena, 1924-1994), o filósofo e poeta francês Gaston Bachelard (1884-1962) e o sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002).

Vamos estudar pelas “vias e veias” artísticas e históricas, trazendo sempre links entre humanidades e artes, destacando assim uma interdisciplinaridade na pesquisa e também no blog.

O Projeto PIBIC 2009-2010 tem como foco Epistemologias não-cartesianas na interface dança-educação, com o estudo das principais obras dos seguintes autores: Boaventura Sousa Santos, Edgar Morin e Mário de Andrade.

Como bem assinalou G. Bachelard em Formação do Espírito Científico(1996), “Nada é evidente. Nada é gratuito. Tudo é construído". Com suficiente trabalho, construo esse blog para nós, amantes das artes e das humanidades.

E continuo escrevendo... Aguardem!

Read more...

Twitter

    follow me on Twitter

      © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

    Back to TOP