quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Aula inaugural em dose dupla


Sem perder o foco da pesquisa PIBIC durante as férias, as aulas voltam para estimular ainda mais os estudos que são paralelamente vivenciados com nossas graduações. Esse ano, a UFBA promoveu uma aula inaugural em dose dupla. Ambas no salão Nobre da UFBA, sendo uma diurna e a outra noturna. A aula que se sucedeu pela manhã teve como convidado o professor da Universidade de São Paulo, Renato Janine Ribeiro. O tema da exposição foi "Liberdade". Renato Janine tratou do tema dos "Bacharelados interdisplinares" implantados na UFBA e no atual processo de remodelação das universidades brasileiras.

Logo em seguida, às 19h, o Prof. Armindo Bião, professor Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, ocupou o Salão Nobre da UFBA para ministrar a segunda aula inaugural do semestre 2010.1, apresentando a palestra cênica “Nas encruzilhadas da Padilha: Doña María e Maria (Castela, séc. XIV – Brasil, séc. XXI)”, com resultados de seu projeto de pesquisa (CNPq 1A) “Mulheres por um fio: inferno, purgatório e paraíso no Atlântico Negro”. Com duração aproximada de 80 minutos, essa apresentação - de dados poéticos, musicais e teatrais sobre a transformação da personagem histórica em entidade do panteão afro-brasileiro - teve a participação especial do músico Luciano Salvador Bahia.

*Foto: Denise Coutinho (Coordenadora do Grupo CONES, Professora dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Psicologia da UFBA, equipe de apoio do Prof. Armindo Bião) Hebe Alves (Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, equipe de apoio do Prof. Armindo Bião) e Isa Sara Rêgo (Graduanda em Dança, Bolsista CNPq 2009-1010, UFBA, ouvinte).

0 comentários:

Twitter

    follow me on Twitter

      © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

    Back to TOP