segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Escrevendo um artigo...


O plano PIBIC 2009-2010 orientou-se a partir do estudo da obra Danças Dramáticas do Brasil do poeta e escritor Mário de Andrade (1893-1945), que fora organizada em 1982 por Oneyda Alvarenga. Pela amplitude do impulso sistematizador e conceitual, o livro ocupa lugar ímpar na obra de Mário de Andrade como um estudioso das manifestações artísticas do povo brasileiro. Assim a escolha da obra justifica-se por ser uma etnografia das artes populares brasileiras, interdisciplinar e metodologicamente aberta, com claras referências ao caráter pedagógico das artes integradas como indutoras, facilitadoras e instrumentais de uma pedagogia não-cartesiana.


Segue agora, um pequeno trecho do artigo, “Danças Dramáticas do Brasil: Uma abordagem epistemológica em Mário de Andrade”, que está sendo desenvolvido:


“A preocupação de Mário de Andrade é criar uma arte vital e expressiva, através de estudos de natureza popular, que revele a máxima consideração pela postura local, quebrando com padrões estritamente tradicionais, herdados da oligarquia brasileira. Mário de Andrade não nega que a formação da cultura brasileira, e seus bailados, estão intimamente ligados a um legado formado por três correntes étnicas, que influencia o “drama” tratado nas manifestações populares...”

Clique aqui e veja artigo completo da Professora Denise Coutinho sobre o tema.


0 comentários:

Twitter

    follow me on Twitter

      © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

    Back to TOP